Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Ensino da Biologia

Ensino da Biologia

Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte

Curso: Ensino da Biologia

Grau: Licenciatura (4 anos)

Vagas: 

Conteúdo programático

1. A CÉLULA COMO UNIDADE DOS ORGANISMOS
1.1. Explicar o significado da teoria celular;
1.2. Definir o que é a célula e argumentar porque é a unidade estrutural e funcional dos organismos;
1.3. Identificar e explicar as células eucariotas e procariotas;
1.4. Identificar e comparar as células vegetais e as células animais;
1.5. Explicar as características e funções principais do núcleo, a membrana citoplasmática e o citoplasma;
1.6. Comparar e explicar os processos de transportação activos e passivos;
1.7. Explicar a importância do processo de transporte nas células;
1.8. Comparar a Mitose e a Miose;
1.9. Explicar a importância da Mitose e da Miose;
1.10. Explicar a importância da Mitose e da Miose na célula e no organismo.

2. O ORGANISMO COMO UM SISTEMA ÍNTEGRO
2.1. Identificar e explicar as características essenciais dos organismos;
2.2. Argumentar a unidade e a diversidade dos organismos;
2.3. Comparar as características estruturais e funcionais dos organismos unicelulares e pluricelulares;
2.4. Explicar as vantagens da pluricelularidade;
2.5. Identificar as características essenciais dos tecidos, orgãos e sistemas de orgãos;

2.6. Explicar e exemplificar a relação estrutura-função, tendo como base as caraterísticas dos tecidos e orgãos, nas plantas;
2.7. Explicar e exemplificar a integridade biológica entre as plantas;
2.8. Explicar e exemplificar a relação estrutura-função; tendo como base as características dos tecidos e orgãos, nos animais;
2.9. Explicar e exemplificar a integridade biológica entre os animais;
2.10. Explicar a integridade biológica entre os organismos;
2.11. Explicar a relação entre as funções do organismo e o metabolismo celular;
2.12. Argumentar a importância da reprodução e manutenção das espécies;
2.13. Comparar a reprodução sexual e assexual;
2.14. Valorizar as vantagens adaptativas das diferentes formas de reprodução.

3. A INTERAÇÃO ENTRE OS ORGANISMOS E O MEIO AMBIENTE, NO PROCESSO EVOLUTIVO
3.1. Explicar e exemplificar as propriedades do ADN assim como as características dos Genes;
3.2. Explicar como as caraterísticas dos Genes possibilitam os fenómenos de herança e variação dos organismos;
3.3. Explicar os fenótipos como resultados da interação do Genótipo com o meio ambiente;
3.4. Comparar e explicar os tipos de variação;
3.5. Explicar a variação como resultado da interação dos Genótipos com o meio ambiente tanto nos organismos, como nas populações;
3.6. Argumentar a importância da variação nos organismos;
3.7. Identificar e explicar os factores bióticos e abióticos que fazem parte do meio ambiente;
3.8. Exemplificar a influência do meio ambiente sobre os organismos;
3.9. Identificar e argumentar as relações que se estabelecem entre os componentes do ecossistema;
3.10. Explicar as causas que originam o fluxo de energia, do ecossistema;
3.11. Identificar e explicar a acção das forças evolutivas como causa da adaptação e diversidade dos organismos;
3.12. Explicar a importância das variações hereditárias perante as mudanças do meio ambiente.


BIBLIOGRAFIA
Manuais Didácticos de Biologia da 10ª, 11ª, 12ª e 13ª Classe, Reforma Educativa-Ministério da Educação.

Data da última atualização: 07/01/2020
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.