Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. II Conferência Internacional de Educação e Formação de Professores e a visita do SE à ULAN

II Conferência Internacional de Educação e Formação de Professores e a visita do SE à ULAN

  2024-02-06       destaque     ULAN

Img:

Realizou-se, nos dias 01 e 02 de Fevereiro do corrente e ano, no Auditório da Escola Pedagógica da Lunda, da Universidade Lueji A’Nkonde,  a II Conferência Internacional de Educação e Formação de Professores.

A abertura da conferência coube ao Excelentíssimo Senhor Vice-Governador para o Sector Político-Social, Eng. Frederico Inungo Barroso, em representação de Sua Excelência a Senhora Governadora da Lunda-Norte, Dra Deolinda Ódia Satula Vilarinho. Na sequência, o Magnífico Reitor da ULAN, Ph.D. Alfredo Armando Manuel teceu algumas palavras, desejando as Boas-Vindas a todos partícipes do evento e, após disso, o Director Geral da EPLN, Ph.D. Fortunato Pedro Talani Diambo, apresentou a instituição que dirige, fazendo uma incursão cronológica, que marca os 20 anos da existência do Ensino Superior no Leste de Angola.



Por ocasião da visita de sua Excelência o Secretário de Estado para o Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Ph.D. Eugénio Adolfo Alves da Silva, à ULAN, coube-lhe a responsabilidade de brindar a todos os participantes com uma Aula Magistral que, na qual, apontou para vários aspectos que devem nortear o bom funcionamento de uma Instituição de Ensino Superior, como é o caso da EPLN e também as boas condutas que devem estar sempre patentes num professor, tais como: ser pontual e assíduo, ser completamente, saber, saber o saber, compreender e produzir a ciência, através da realização de investigação científica.



De acordo com o comunicado final do evento, lido pelo coordenador geral da conferência, Ph.D. Albano Eduardo, julga-se ter atingido os objectivos preconizados, não obstante às adversidades técnicas e tecnológicas que ocorreram durante os painéis, cujos temas foram debatidos em dois dias (01 e 02 de Fevereiro), num formato híbrido-presencial e remoto facto que encoraja a instituição a voltar a realizar um evento dessa dimensão.



Terminada a II Conferência Internacional de Educação e Formação de Professores, Sua Excelência SE, em companhia do Excelentíssimo Sr. Vice-Governador para o Sector Político-Social,  do Magnífico Reitor da ULAN, do Vice-Reitor para os Assuntos Académicos, do Director Geral da EPLN, do Digníssimo Decano da Faculdade de Economia, do Decano em exercício da Faculdade de Direito, bem como dos Directores dos Serviços Centrais da Reitoria e Chefes de Departamentos deslocou-se à zona de Samakaka, onde se está a construir o Compus Universitário da ULAN.

A avaliação feita pelo SE à construção é positiva e satisfatória, tendo em conta o grau de cumprimento contratual, cujas obras estão numa execução física de 35%, com um cabimento orçamental na ordem dos 39%, mostrando que as obras estão a evoluir num bom ritmo, porquanto há uma consonância entre a entidade patrocinadora da obra, no que o financiamento diz respeito e a empreiteira da mesma.

Nesse mesmo sábado, 03 de Fevereiro,  Sua Excelência SE trabalhou na EPLN, onde manteve um encontro de carácter de fiscalização, verificando "in situ" de como tem corrido o processo de ingresso dos candidatos à EPLN, pelo que, a referida constatação foi tida como positiva, dado o grau de cumprimento das orientações que o Ministério de tutela tem baixado à Escola Pedagógica da Lunda Norte.

Bem-haja à EPLN
Bem-haja à ULAN

ULAN Fevereiro 2024

Partilhar

Data da última atualização: 2024-02-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.