Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Escola Superior Politécnica da Lunda Sul promove abordagem sobre cultura investigativa

Escola Superior Politécnica da Lunda Sul promove abordagem sobre cultura investigativa

  2017-04-27       destaque     ULAN

Img:

A Escola Superior Politécnica da Lunda Sul, afecta a Universidade Lueji A'NKonde, promoveu hoje, quinta-feira, em Saurimo, uma abordagem sobre a cultura investigativa nos estudantes dos cursos de Minas e Geologia, bem como desenvolver e aprofundar as actividades técnico-científicas.

A abordagem em causa enquadrou-se no programa das III jornadas científicas que decorreu sob o lema "A Geologia e a mineração em função ao desenvolvimento sustentável".

Na abertura das jornadas, o Decano da Escola Superior Politécnica, Fidel Manassa, disse que o encontro visou ainda promover discussões  de temas abrangentes no actual contexto, estimulando a participação activa dos estudantes  em projectos de pesquisa, participando na produção e divulgação do conhecimento científico.

Durante as jornadas  foram ainda abordados temas relacionados com o ensino problemático, caracterização dos depósitos sedimentários associados a jazigos secundários na mina Samipa (Calonda), critério para ventilação e refrigeração da mina subterrânea de Mavoio Tetelo Bembe, gestão integral de resíduos sólidos.

Em agenda estiveram questões relacionadas com as ravinas no bairro Txizainga e as suas consequências, metodologia para o desenvolvimento de habitabilidade na disciplina de desenho técnico para os estudantes do 1º ano de Geologia, processo de intemperismo associados à formação do solo no vale do rio Luzia.

Os participantes receberam igualmente informações sobre as propostas da constituição do laboratório de geologia e minas da Escola Superior, para além da abordagem da atribuição ambiental como um meio eficaz na protecção do meio ambiente, planeamento da lavra e sustentabilidade mineira em Angola, depósitos aluviais da área do Txicumina e sua influência no assoreamento do rio Muangueji, entre outros.

A jornada científica é um espaço que promove a divulgação da produção técnica e científica da comunidade académica para o  aprofundamento dos conhecimentos favoráveis  a socialização do conhecimento.

A Escola Superior Politécnico possui 54 salas de aulas e conta com 100 docentes, dos quais 60 angolanos.

A instituição lecciona 11 cursos, nomeadamente Informática, Construção Civil, Metalurgia e Materiais, Minas, Pedagogia, Historia, Geografia, Matemática, Administração e Gestão e Electromecânica.  

A Universidade Lueji 'A nkonde é uma instituição académica pública que abrange as províncias de Malanje, Lunda Sul, Lunda Norte e tem oito unidades orgânicas. Tem a sua  sede e Reitoria na cidade do Dundo.

Partilhar

Data da última atualização: 2017-04-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.